A locação de imóveis no Brasil vive uma transformação significativa. Segundo reportagem recente do Imobi Report, as garantias locatícias pagas já superaram o modelo tradicional do fiador, marcando uma mudança estrutural no mercado de aluguéis. A análise, realizada pela Superlógica, mostra que, pela primeira vez, mais da metade dos contratos são formalizados com garantias financeiras (30% dos contratos), como seguros-fiança. Um reflexo da busca por mais praticidade, segurança e agilidade nas locações.
Esse cenário reforça a relevância de soluções inovadoras como a CredAluga, que atua com foco em garantias locatícias mais acessíveis e vantajosas, tanto para inquilinos quanto para proprietários e imobiliárias.
“O fiador já não acompanha mais a dinâmica da vida urbana. A burocracia, os constrangimentos e a dependência de terceiros tornam essa modalidade obsoleta. As garantias pagas, ao contrário, representam a autonomia e o imediatismo que o novo consumidor espera”, destaca Guilherme Blumer, sócio da CredAluga.
As garantias pagas deixam de ser vistas apenas como um custo adicional no aluguel. Com produtos como o Fundo CredAluga, por exemplo, o inquilino passa a ter um retorno financeiro real sobre o valor aportado e maior flexibilidade no resgate, ao contrário do título de capitalização tradicional, que sofre com deságio e baixa rentabilidade.
“A gente entende que a garantia não precisa ser só uma obrigação. Ela pode ser um diferencial. Nosso modelo transforma a garantia locatícia em um investimento, gerando valor ao longo do contrato”, explica Rodrigo Werneck, CMO da CredAluga.
Como protagonista dessa transformação no setor de locação, a CredAluga foi uma das primeiras empresas a abordar com ousadia o fim do modelo tradicional de fiador. Em parceria com imobiliárias, lançou uma campanha que declarava a morte do Fiador, simbolizando o fim de uma era.
“O fiador se foi e ninguém vai sentir falta. Essa foi a mensagem central da nossa campanha e agora ela ganha respaldo nos números que mostram o enfraquecimento definitivo desse modelo”, comenta Werneck.
Além disso, a CredAluga atua de forma consultiva junto às imobiliárias, facilitando a migração de contratos antigos para formatos mais vantajosos para todos os envolvidos no processo da locação, como a Fiança e o Fundo CredAluga.
O crescimento das garantias pagas também está relacionado à atuação mais estratégica das imobiliárias, que hoje buscam otimizar seus processos, reduzir riscos e melhorar a experiência dos seus clientes. Ao oferecer soluções modernas de garantia, elas aumentam a taxa de conversão de locações e fidelizam inquilinos e proprietários.
“As imobiliárias têm percebido que oferecer alternativas como a nossa traz mais segurança no processo de locação, acelera a formalização do contrato e ainda melhora a satisfação do cliente. É um novo patamar de profissionalização do mercado”, afirma Blumer.
O avanço das garantias pagas reflete não apenas uma mudança de comportamento, mas uma reestruturação do próprio mercado imobiliário. Modelos como o da CredAluga ganham espaço por se alinharem com tendências mais amplas: digitalização, desburocratização e valorização da experiência do consumidor.
“Estamos construindo um novo ecossistema de garantias. Um mercado mais moderno, transparente e justo, onde todos ganham, o inquilino, a imobiliária e o proprietário”, conclui Werneck.
Filtre por categorias:
2025 Copyright © CredAluga S/A CNPJ 46.361.179/0001-03. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade